• (81) 3414-8181
  • ceplan@ceplanconsult.com.br

No primeiro quadro do CEPLAN EXPLICA, o Economista e colaborador da Ceplan Ademilson Saraiva explica o que é o índice IBC-Br e o último resultado disponibilizado pelo Banco Central.

O IBC-Br é um indicador proxy para o Produto Interno Bruto construído pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de acompanhar mês a mês a trajetória da atividade econômica, uma vez que o desempenho do PIB brasileiro divulgado pelo IBGE tem periodicidade mais longa, sendo trimestral, e com defasagem de 2 meses.


O IBC-Br é divulgado mensalmente pela autoridade monetária, com defasagem de apenas 45 dias em relação ao mês de referência, e aponta a evolução do nível de atividade da economia utilizando, principalmente, as pesquisas de conjuntura do IBGE, como proxies para os volumes de produção da agropecuária, da indústria e dos serviços.


A série histórica do IBC-Br inicia em janeiro de 2003, em duas linhas, uma com ajustes de calendário – que permite calcular a variação da atividade econômica entre o mês de referência e o mês imediatamente anterior – e outra sem o ajuste na sazonalidade – permitindo comparações entre os níveis de atividade de um mês ou de um conjunto de meses do ano corrente com o mesmo período do ano anterior.


Em março de 2020, o IBC-Br registrou queda de 5,9% na atividade econômica brasileira em relação ao mês anterior; este foi pior resultado do índice dessazonalizado desde que passou a ser divulgado pelo Banco Central. Na comparação com o mês de março de 2019, o IBC-Br teve queda de 1,5%, provavelmente, já um reflexo da paralisação de diversas atividades em março de 2020 devido à pandemia do Covid-19.

O resultado de março, por sua vez, foi suficiente para levar a economia ao pior resultado em um primeiro trimestre nos últimos 4 anos. Ainda que pequena, é importante observar que essa queda é reflexo de paralizações que se tornaram mais efetivas apenas a partir da 2ª quinzena de março e, possivelmente, o índice registrará desempenhos cada vez mais negativos nos meses seguintes.

Este conteúdo também está em formato de vídeo no nosso instagram: https://www.instagram.com/tv/CAbfaPvg3G9/?igshid=ttyfu4q6snk6

O CEPLAN EXPLICA é um novo conteúdo que estamos trazendo para vocês, semanalmente, para que entendam cada vez mais os indicadores que utilizamos nas nossas análises.

Deixe um comentário